Início | Laboratório Jaime Cerqueira

Notícias

Laboratório registra aumento na busca pela testagem contra a Covid-19; positivos cresceram 38%

18 novembro 2022

Diretor científico da instituição alerta para cuidados com a prevenção, diagnóstico e tratamento

Em meio ao recente aumento de casos da Covid-19, o diretor científico do Laboratório Jaime Cerqueira, Bruno Cerqueira, revelou em entrevista ao Portal M!, nesta quinta-feira (17), que o laboratório tem registrado um aumento na busca pela realização de testes RT-PCR. Segundo ele, na última semana, houve um aumento de cinco a seis vezes no número de testes realizados.

“Nós percebemos um aumento no número de testes realizados nos últimos oito dias. Anteriormente, nós tínhamos alguns pacientes com sintomas outros que iam fazer viagens para fora da Bahia ou Brasil, mas a última semana foi diferente. O que temos aqui, quando comparamos as duas últimas semanas, um aumento de cinco a seis vezes no número de testes realizados nos laboratórios”, apontou.

Já em relação aos casos positivos, o farmacêutico bioquímico indicou que a taxa de positivados tem variado entre 35% a 38%, em cada 100 pacientes testados. Segundo ele, há cerca de duas semana, a média de positivos era quase zero.

“Nós temos, a cada 100 pacientes testados, cerca de 35% a 38% de positividade. Há duas semanas atrás estávamos com, praticamente, zero positivos. Qual foi o motivo disso? Foram as novas subvariantes? Provavelmente, sim. A presença delas traz esse aumento no número de testes e casos”, explicou.

Ciclo

De acordo com o especialista, há a expectativa de que o cenário visto atualmente seja semelhante ao de janeiro, quando também foi observado um aumento no número de casos.

“Se pegarmos o último ciclo, que foi lá em janeiro, com o surgimento da Ômicron, tivemos um ‘boom’ no número de casos, com os número subindo e baixando rapidamente. Essas subvariantes escapam do sistema imunológico, tem transmissão mais forte e ágil, então a expectativa é que esse cenário visto em janeiro, venha como um ‘boom’ e caia com velocidade”, disse.

Cuidados

Já sobre os cuidados a serem adotados, Bruno Cerqueira afirmou que existem três pilares que devem nortear a população. Segundo ele, o primeiro é o fator de já conhecer a doença.

“Já sabemos qual é a doença e a forma de prevenção, já sabemos o que deve ser feito, uso de máscara, distanciamento. Outro pilar é o diagnóstico, já sabemos qual exame deve ser feito, e o terceiro é o terapêutico, já sabemos as medidas que devem ser tomadas com casos positivos. E é claro que os maiores cuidados devem ser daqueles com comorbidades, idosos, imunossupressos, esses devem ter foco na prevenção”, disse.

Cenário estadual

A nível estadual, o boletim publicado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na última segunda-feira (14), mostrou que na Semana Epidemiológica 45, entre os dias 6 e 12 de novembro, foram registrados 1.012 novos casos de Covid-19 e cinco óbitos. O número representa um recuo de 0,7% no número de casos notificados, além de um diminuição de 7,1% no número de mortes pela doença.

Na Semana Epidemiológica 44, entre 30 de outubro e 5 de novembro, foram registrados 1.019 novos casos de Covid e 8 óbitos foram notificados.

A média de casos ativos, no entanto, segue a mesma, sendo observada a média de 833 casos ativos, de acordo com os dados estaduais.

 

Fonte: Portal M!

Novidades relacionadas